logo RCN

Crianças aprendem sobre importância da água com gibis da Turma da Mônica

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Parceria entre Águas de Joinville, Instituto Trata Brasil e Instituto Carlos Roberto Hansen promove conscientização sobre o uso racional da água

A Companhia Águas de Joinville está promovendo uma ação educativa de grande impacto nas escolas da cidade, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22). Em parceria com o Instituto Trata Brasil e o Instituto Carlos Roberto Hansen, braço social do grupo Tigre, a empresa está distribuindo gratuitamente 11 mil exemplares do gibi "Uso Racional da Água e Saneamento Básico", uma edição especial da Turma da Mônica.

Desenvolvida pela Mauricio de Sousa Produções em conjunto com o Instituto Trata Brasil, a história em quadrinhos tem como objetivo principal sensibilizar crianças, pais e avós sobre a importância do uso consciente da água e do saneamento básico.

"A mensagem da revista vai envolver além das crianças, os pais e até os avós, porque a Turma da Mônica faz parte da infância dos brasileiros há várias gerações", destaca Priscilla Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Joinville.

A iniciativa já beneficiou 16 instituições de ensino, públicas e particulares, localizadas em regiões que estão recebendo obras de expansão da Companhia. Até o momento, aproximadamente quatro mil estudantes do 1º ao 5º ano foram contemplados com o gibi.

"Levar esse material de qualidade para a casa de milhares de alunos com certeza fará diferença na vida dessas famílias e da população em geral, pois vai despertar a conscientização para o cuidado com os recursos hídricos da região, garantindo que sempre tenham água na qualidade e quantidade necessárias", avalia Luana Siewert Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil.

Na história em quadrinhos, a aventura da Turma da Mônica começa quando Seu Cebola, pai do Cebolinha, leva as crianças para conhecer a nascente do rio que passa pelo bairro do Limoeiro, onde a Mônica e seus amigos moram. Ele explica por que o rio chega poluído na cidade, o que a companhia de saneamento faz para tratar a água e como a população pode contribuir para uma cidade mais limpa. Além da história, a revista especial traz atividades educativas como palavras cruzadas e caça-palavras com o tema saneamento.


Atividades para proteção dos recursos hídricos e conscientização ambiental

​Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), está engajada em uma série de atividades voltadas para a proteção e conservação dos recursos hídricos, buscando conscientizar e envolver a comunidade joinvilense em ações em prol do meio ambiente.

Uma das principais iniciativas do dia é a exposição de projetos desenvolvidos por importantes entidades da região, como a Companhia Águas de Joinville (CAJ), a Defesa Civil de Joinville, o Comitê Babitonga (CHBB) e o Perini Business Park. Além disso, a Sama estará realizando a doação de mudas de árvores nativas para incentivar o plantio e a preservação da vegetação local. Durante o evento, também será distribuído o gibi da Turma da Mônica, visando sensibilizar especialmente as crianças para a importância da proteção dos recursos naturais.

A exposição acontecerá das 11h às 14h, no Ágora Tech Park, localizado no Perini Business Park, situado na rua Dona Francisca, 8300, no Distrito Industrial da cidade.

À noite, das 19h às 20h30, será realizada uma mesa redonda intitulada "Impactos socioambientais das mudanças climáticas de Joinville", no Anfiteatro 1 da Univille, que fica na rua Paulo Malschitzki, 10, no bairro Zona Industrial Norte, bloco A.

A mesa redonda contará com a participação do gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, e do engenheiro civil Robison Negri, com mediação da gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Sama, Magda Franco. Além da discussão sobre os efeitos das emergências climáticas em nível global, nacional e local, também será destacada a atuação da Defesa Civil no município. Durante o evento, será distribuída a cartilha orientativa "Previna-se – Saiba como agir em caso de emergência climática", elaborada pela Defesa Civil de Joinville.


Atividades na Rede Municipal de Ensino

Em celebração ao Dia Mundial da Água, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville receberão uma ferramenta educativa inovadora: o jogo de tabuleiro "ETA, Água Boa". Desenvolvido pelo Instituto Carlos Roberto Hansen com o apoio da Águas de Joinville, o jogo será direcionado às 84 escolas do município, proporcionando aos alunos uma forma divertida de aprender sobre o ciclo da água e o saneamento básico.

O jogo, impresso em lona com dimensões de 80 por 155 centímetros, convida os estudantes a percorrerem o caminho que a água faz desde sua captação até chegar às residências para consumo. Por meio de desafios e interações, os alunos poderão compreender de maneira prática e lúdica todo o processo envolvido no abastecimento de água, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e do uso consciente da água.

Julio Franco, executivo do Instituto Carlos Roberto Hansen, ressalta a importância dessas iniciativas para o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes: "Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente por meio da educação. Acreditamos na higiene como forma de promover um mundo mais saudável, e a educação para o saneamento está contemplada nessas duas ações, que são o gibi da Turma da Mônica e os tapetes com jogos de tabuleiro temáticos".

A entrega desses jogos de tabuleiro educativos representa um passo significativo no sentido de promover a conscientização ambiental desde a infância, incentivando práticas sustentáveis e responsáveis em relação ao uso da água.

Programa de atividades no contraturno escolar tem inscrições abertas Anterior

Programa de atividades no contraturno escolar tem inscrições abertas

Ruas do bairro Morro do Meio serão pavimentadas Próximo

Ruas do bairro Morro do Meio serão pavimentadas

Deixe seu comentário